terça-feira, 2 de junho de 2009

7ª AULA (26/05/2009)


Na aula desse dia, que foi bastante proveitosa, após algumas informações sobre as análises dos exercícios reflexivos e sobre os Portfólios Eletrônicos, iniciamos a discussão do texto: " Contextos de Alfabetização na Aula", de Ana Teberosky e Núria Ribeiro, apesar de a turma ainda não tê-lo lido, pois o professor Ivan havia esquecido de nos passar essa leitura; no decorrer da aula fomos lendo e discutindo o mesmo. O texto trata da importância da existência e da criação de contextos, tanto na escola quanto no ambiente familiar, que favoreçam o processo de alfabetização das crianças, principalmente às da educação infantil. O texto faz uma abordagem sócio-construtivista do processo de aprendizagem e defende que tal processo se dá, não só na escola, mas ainda no meio social e familiar no qual a criança está inserida, assim como nas tentativas da criança de ler e escrever, ainda que não os faça convencionalmente.
Na visão tradicional do ensino na educação infantil, a criança chega à escola desprovida de conhecimentos sobre a leitura e a escrita. Tal visão é cunhada por Paulo Freire de "educação bancária", na qual o aluno que é vazio de informações, seria uma espécie de banco onde o professor deposita as devidas informações. Porém, com as novas perspectivas educacionais, sabemos que a criança, no dia-a-dia, tem um vasto contato com materiais que dão inúmeras possibilidades ao mundo da leitura e da escrita.
A criação dos contextos de aprendizagem deve estar vinculada às práticas sociais para que sejam significativos de fato e ofereçam aos alunos informações relevantes ao processo de aquisição da leitura e da escrita, uma vez que a informação só se processa quando há interação com os aspectos que a propiciam, ou seja, ambientes ricos em materiais contextualizados. Muitos contextos são de suma importância nesse processo, tendo grande destaque a manipulação dos suportes naturais, ou seja, dos materiais nos quais são veiculados os gêneros textuais, como o livro, a revista, o panfleto, o jornal, o encarte do supermercado, entre outros
. O professor deve procurar manter na sala de aula uma caixa que comporte diferentes suportes naturais e deixar bem claro para as crianças a finalidade de cada suporte.
É importante ressaltar que o nível sócio-econômico não é fator determinante e nem sempre influencia o desenvolvimento cognitivo do aluno. Mas não há como negar que a criança proveniente da classe alta ou média terá mais acesso à contextos que favoreçam a leitura e a escrita do que àquela das classes desfavorecidas. A escola, por sua vez, deve criar estratégias para suprir as desvantagens que essa criança vivencia no ambiente social e familiar.
Os gêneros textuais atendem a uma função social e o suporte natural, por sua vez, vai definir a maneira como o leitor fará determinada leitura, por isso devemos trabalhar incessantemente com as crianças a funcionalidade do suporte, fazendo perguntas do tipo: "Pra que serve o dicionário?" "E a agenda telefônica?". Devemos ainda introduzir a linguagem, os termos específicos para cada suporte, uma vez que, propicia a familiarização com o gênero textual e com a linguagem, por exemplo, "Vamos folhear o jornal.", "Procure na agenda o telefone do Gabriel.".
Na próxima aula continuaremos e concluíremos a discussão desse texto, aguardem uma nova postagem!!!

2 comentários:

  1. Boa reflexão da aula. Seu texto contextualiza a situação, focaliza os pontos principais discutidos e relaciona com a prática. Muito bom!

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  2. Krisna, avaliando o seu Portfólio, de modo global, eu gostaria de parabenizá-la pela organização e pelas boas produções. Entretanto, no sentido de auxiliá-la para que possa melhorá-lo, sugiro uma atenção especial sobre os seguintes propósitos e descritores:

    1.Manusear múltiplas ferramentas tecnológicas, proporcionando a expressão linguagens diferenciadas e a evidência de aprendizagens múltiplas;[utilizar mais imagens, fotos, vídeos, etc. Você pode, inclusive, colocar vídeos de seus alunos e comentá-los. É preciso sempre que as imagens, vídeos, etc sejam comentados e que tenham relação com as reflexões escritas.]

    3.Evidenciar os processos de aprendizagem relativos aos conhecimentos específicos da disciplina Tendências Atuais do Ensino de Língua Portuguesa 1 – Educação Infantil;[aprofundar um pouco mais os conceitos e aspectos teóricos apresentados nos textos. Você pode, também, inserir outros aspectos teóricos que vocë domine.]

    4.Vivenciar a avaliação formativa como princípio teórico/prático para o trabalho pedagógico do professor e dos graduandos de modo a propiciar uma atuação conjunta para promover as aprendizagens;[ Procure apontar de forma mais clara os conhecimentos que está adquirindo e como estes estão impactando em sua formação e em sua prática]

    Em relação aos descritores, observe o seguinte:
    1.Cumprimento dos propósitos gerais [atenção aos propósitos indicados acima]
    2.Cumprimento do propósito específico [você deve criá-lo.]
    6.Apresentação de análise/reflexão das produções e de outros materiais incluídos;[principalmente, em relação ao propósito 3 acima]

    8.Utilização de múltiplas linguagens (vídeo, áudio, imagens, etc.).[REFERE-SE AO PROPÓSITO DE N. 1]

    9.Existência de materiais complementares relacionados às temáticas discutidas.[ACRESCENTAR REPORTAGENS, IMAGENS, EVENTOS, TEXTOS OUTROS - POEMAS, HISTÓRIAS, NARRAÇÕES, ETC, REFERÊNCIAS TEÓRICAS DE OUTRAS DISCIPLINAS, ETC. AJUDA A MELHORAR ESTE DESCRITOR]

    As observações servem para aperfeiçoar o que já vem desenvolvendo de forma muito competente! Parabéns!
    Abs

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