sábado, 27 de junho de 2009
PRODUÇÃO TEXTUAL MESMO QUANDO AINDA NÃO SE ESCREVE CONVENCIONALMENTE: É POSSÍVEL SIM!
O bilhete acima é uma situação real de escrita. Minha aluna, Maria Eduarda, de 5 anos, da Educação Infantil pediu a sua irmã de 9 anos que já escreve de maneira convencional para escrevê-lo. Ela me disse que ela foi falando e a irmã foi escrevendo. Com esse bilhete podemos perceber o quanto a escrita está presente na vida das crianças e uma atitude como essa é de grande valia para uma criança que encontra-se em proceso de alfabetização, como Maria Eduarda. Ainda que não tenha consciência do fato, Maria Eduarda utilizou a escrita em suas práticas sociais de forma contextualizada. Uma situação como essa é um contexto de alfabetização, como nós estudamos no texto de Ana Teberoski E Núria Ribeiro, que está presente na vida da maioria das crianças nessa fase e que pode ser explorado por nós professores em sala de aula.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário