Este blog destina-se à construção do Portfólio Eletrônico para a disciplina Tendências Atuais do Ensino de Língua Portuguesa I, do curso de Pedagogia da UERJ/FEBF. Além disso poderá ser partilhado com todos àqueles que demonstrem interesse pelas novas perspectivas de alfabetização e do ensino da Língua Portuguesa, questões mais que primordiais na escola de hoje.
domingo, 26 de julho de 2009
SÍNTESE CONCLUSIVA
Analisando o plano de curso da disciplina "Tendências Atuais do Ensino de Língua Portuguesa I", posso perceber que sua ementa foi cumprida e que todos os conteúdos previstos para serem abordados na disciplina o foram feitos, de maneira muito coerente e inovadora. As aulas expositivas e as discussões promovidas em sala de aula foram muito enriquecedoras. Dentre todos os textos discutidos, alguns conhecimentos adquiridos se tornaram primordiais e gostaria de destacá-los nesse momento:
entender a leitura e a escrita como práticas inerentes às nossas vivências na sociedade, desvinculando a ideia de mera decifração do código escrito;
a importância de se trabalhar na alfabetização das crianças com materiais que estejam presentes no cotidiano das mesmas, como rótulos de embalagens de produtos por eles consumidos, folhetos de propogandas com logomarcas que eles identifiquem, encartes de supermercados, entre outros;
como educadores alfabetizadores devemos levar em consideração os conhecimentos prévios das crianças sobre leitura e escrita e a partir destes apresentar novos conhecimentos, sempre contextualizando as situações de aprendizagem;
a importância do ambiente alfabetizador que deve ser criado na sala de aula e a presença imprescindível dos suportes de texto, que são os materiais nos quais são divulgados os diferentes gêneros textuais (revistas, livros, gibis, jornais, entre tantos outros) para a caracterização desse ambiente alfabetizador;
a importância de se desenvolver aspectos da oralidade das crianças e de se respeitar a variedade linguística presente na sociedade e refletida na sala de aula;
apresentar às crianças uma variedade muito grande de gêneros textuais, propiciar a produção textual com base nas experiências desses alunos, a fim de que possam ampliar seus vocabulários, compreendendo melhor esses gêneros e produzino textos mais próximos da norma padrão, exigida socialmente;
o professor deve ser um profundo conhecedor das hipóteses de leitura e escrita pelas quais as crianças em processo de alfabetização passam, a fim de que possa desenvolver um planejamento adequado de suas aulas, propondo estratégias e atividades que façam com que os alunos avancem nessas fases e atinjam a leitura e a escrita convencional;
na proposta de alfabetização que entende a leitura e a escrita como práticas sociais, o professor é um mediador do processo ensino-aprendizagem, e faz intervenções sempre no sentido de fazer o aluno refletir acerca de seus posicionamentos e de seus conflitos, evoluindo na aprendizagem.
Acredito que o objetivo geral e os objetivos específicos do curso tenham sido atingidos de forma satisfatória e os conhecimentos adquiridos servirão de base à prática de sala de aula. Tivemos a oportunidade de estar em contato com teóricos renomados e de conhecer outros, todos de grande contribuição para nossa formação. Pretendo ainda continuar acompanhando as novas tendências para o ensino da língua portuguesa e me aprofundar no que se refere aos processos de aquisição da leitura e da escrita pelas crianças, estudados, principalmente, por Emilia Ferreiro e Ana Teberosky.Sinto-me muito satisfeita com a realização dessa disciplina, na qual pude perceber que nada do que fora proposto na ementa do curso foi em vão.
Excelente a sua síntese!! Parabéns pela caminhada nesta disciplina! Espero, realmente, ter contribuído para a sua formação e para que sua prática em sala de aula seja diferente do que normalmente vemos por aí... A mudança só ocorre se acreditarmos que é possível acontecer... E, ela só acontece se colocarmos nossos discursos em prática.
"Se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem."
Carlos Drummond de Andrade
PROPÓSITOS GERAIS DO PORTFÓLIO:
1.Manusear múltiplas ferramentas tecnológicas, proporcionando a expressão linguagens diferenciadas e a evidência de aprendizagens múltiplas;
2.Proporcionar a integração entre teoria e prática no âmbito do ensino da língua materna;
3.Evidenciar os processos de aprendizagem relativos aos conhecimentos específicos da disciplina Tendências Atuais do Ensino de Língua Portuguesa 1 – Educação Infantil;
4.Vivenciar a avaliação formativa como princípio teórico/prático para o trabalho pedagógico do professor e dos graduandos de modo a propiciar uma atuação conjunta para promover as aprendizagens;
5.Sistematizar as produções para evidenciar os progressos nas aprendizagens;
DESCRITORES DO PORTFÓLIO
(CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO) 1.Cumprimento dos propósitos gerais;
2.Cumprimento do propósito específico;
3.Cumprimento de prazos (postagens semanais, socializações agendadas, etc)
4.Construção processual (ao longo do semestre)
5.Organização que facilite a compreensão das produções;
6.Apresentação de análise/reflexão das produções e de outros materiais incluídos;
7.Correção linguística dos textos (conforme as situações comunicativas, aos gêneros e aos tipos textuais, etc.)
8.Utilização de múltiplas linguagens (vídeo, áudio, imagens, etc.)
9.Existência de materiais complementares relacionados às temáticas discutidas;
10.Apresentação de síntese conclusiva;
11.Apresentação de avaliação final do processo de construção e elaboração do portfólio;
PROPOPÓSITOS ESPECÍFICOS
1. Adquirir e aprimorar conhecimentos sobre o ensino da Língua Portuguesa e suas novas tendências, acrescentando-os à minha prática de sala aula; 2. Conhecer e me familiarizar com diferentes ferramentas que as tecnologias da informática nos propiciam, incorporando-as em minhas práticas de estudante e de professora.
Excelente a sua síntese!! Parabéns pela caminhada nesta disciplina! Espero, realmente, ter contribuído para a sua formação e para que sua prática em sala de aula seja diferente do que normalmente vemos por aí... A mudança só ocorre se acreditarmos que é possível acontecer... E, ela só acontece se colocarmos nossos discursos em prática.
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