Este blog destina-se à construção do Portfólio Eletrônico para a disciplina Tendências Atuais do Ensino de Língua Portuguesa I, do curso de Pedagogia da UERJ/FEBF. Além disso poderá ser partilhado com todos àqueles que demonstrem interesse pelas novas perspectivas de alfabetização e do ensino da Língua Portuguesa, questões mais que primordiais na escola de hoje.
quinta-feira, 23 de julho de 2009
12ª AULA (30/06)
Na aula desse dia os alunos que optaram pela realização da prova escrita ao invés da proposta do Portfólio Eletrônico, ficaram em outra sala realizando tal prova. Os demais alunos presentes ficaram na sala de aula, divididos em grupo, de acordo com a proposta feita pelo professor Ivan, fazendo uma releitura do texto"Os problemas cognitivos envolvidos na construção da representação escrita da linguagem", de Emilia Ferreiro e destacando os pontos principais do mesmo. A proposta inicial era a discussão dos pontos destacados pelos grupos ainda nesssa aula, porém como não foi possível em virtude da falta de tempo e do fato de o professor Ivan ter que ficar assistindo os alunos que estavam realizando a avaliação alternativa na outra sala, o mesmo dividiu o texto em partes e cada grupo ficou responsável por fazer uma exposição dde sua parte na próxima aula.O grupo no qual eu estava inserida ficou com a parte que vai do último parágrafo da página 11 à página 12. Nesse trecho pudemos destacar que:
a criança em processo de alfabetização enfrenta problemas em estabelecer relações entre as partes e o todo, tanto na escrita quanto na leitura das palavras;
ao se deparar com a escrita de uma palavra no plural, uma vez que a situação em que isso seja exigido seja a apresentação de duas ou mais figuras de um mesmo objeto ou animal, por exemplo, três cadeiras, a criança provavelmente colocará uma letra representando cada cadeira, mas ao tomar essa atitude ela entra em conflito com uma hipótese muito poderosa para ela: "a hipótese da quantidade mínima";
na "hipótese da quantidade mínima", a criança tem certeza de que para escrever uma palvra ela necessita de mais de uma letra. No geral as crianças quando iniciam o processo de alfabetização costumam colocar muitas letras para escrever uma palavra, logo se ela colocou uma letra para representar cada uma das cadeiras, essa situação não ficará por muito tempo confortável para ela, que provavelmente buscará uma nova alternativa;
se for proposto à criança escrever primeiramente CADEIRA, somente no singular e, em seguida, mostrar a ela três cadeiras e pedir que escreva, por três vezes, que refere-se à quantidade de cadeiras mostradas à ela. A criança repetirá a sequência,mas modificará a posição das letras, confirmando uma outra hipótese forte para a criança, a da "variação interna";agirá de maneira diferente. A hipótese mais provável é que a criança repita a sequência de letras que utilizou para escrever cadeira;
na hipótese da "variação interna", a criança utiliza as letras de seu repertório, mas modifica a posição das mesmas para escrever palavras iguais ou diferentes, pois para ela as letras não podem se repetir na escrita das palavras;
todas essas tentativas da criança colaboram muito para a estabilização futura da relação entre as partes e o todo e apesar de, para muitos não apresentarem o menor significado, principalmente para aqueles que se pautam numa visão tradicional de alfabetização, todas essas hipóteses requerem um grande esforço de pensamentos e conhecimentos por parte da criança.
Krisna, suas postagens são sempre muito bem elaboradas!! Você faz uma boa análise dos textos lidos e está, a todo momento, vislumbrando sua prática!! Os descritores foram bem desenvolvidos, bem como os propósitos. É óbvio que, devido ao tempo, alguns deles não tenham sido contemplados em sua inteireza, mas você demonstrou que é capaz!!
"Se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem."
Carlos Drummond de Andrade
PROPÓSITOS GERAIS DO PORTFÓLIO:
1.Manusear múltiplas ferramentas tecnológicas, proporcionando a expressão linguagens diferenciadas e a evidência de aprendizagens múltiplas;
2.Proporcionar a integração entre teoria e prática no âmbito do ensino da língua materna;
3.Evidenciar os processos de aprendizagem relativos aos conhecimentos específicos da disciplina Tendências Atuais do Ensino de Língua Portuguesa 1 – Educação Infantil;
4.Vivenciar a avaliação formativa como princípio teórico/prático para o trabalho pedagógico do professor e dos graduandos de modo a propiciar uma atuação conjunta para promover as aprendizagens;
5.Sistematizar as produções para evidenciar os progressos nas aprendizagens;
DESCRITORES DO PORTFÓLIO
(CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO) 1.Cumprimento dos propósitos gerais;
2.Cumprimento do propósito específico;
3.Cumprimento de prazos (postagens semanais, socializações agendadas, etc)
4.Construção processual (ao longo do semestre)
5.Organização que facilite a compreensão das produções;
6.Apresentação de análise/reflexão das produções e de outros materiais incluídos;
7.Correção linguística dos textos (conforme as situações comunicativas, aos gêneros e aos tipos textuais, etc.)
8.Utilização de múltiplas linguagens (vídeo, áudio, imagens, etc.)
9.Existência de materiais complementares relacionados às temáticas discutidas;
10.Apresentação de síntese conclusiva;
11.Apresentação de avaliação final do processo de construção e elaboração do portfólio;
PROPOPÓSITOS ESPECÍFICOS
1. Adquirir e aprimorar conhecimentos sobre o ensino da Língua Portuguesa e suas novas tendências, acrescentando-os à minha prática de sala aula; 2. Conhecer e me familiarizar com diferentes ferramentas que as tecnologias da informática nos propiciam, incorporando-as em minhas práticas de estudante e de professora.
Krisna, suas postagens são sempre muito bem elaboradas!! Você faz uma boa análise dos textos lidos e está, a todo momento, vislumbrando sua prática!! Os descritores foram bem desenvolvidos, bem como os propósitos. É óbvio que, devido ao tempo, alguns deles não tenham sido contemplados em sua inteireza, mas você demonstrou que é capaz!!
ResponderExcluir