Devemos sempre explicar para as crianças que se escreve da esquerda para a direita. Se a criança escreve de outra forma, perguntar porque ela o faz daquela maneira, conversar com ela sobre o assunto, investigar para saber o porquê.
No processo de alfabetização, a criança passa por muitos conflitos, entre eles, o conflito epistemológico, no qual, a criança associa a figura ao que está escrito próximo dela. Por exemplo:
ao lado do desenho de um coração está escrito LINDO, se preguntarmos para a criança o que está escrito provavelmente ela responderá CORAÇÃO. Numa determinada fase do processo de alfabetização, a criança começa a desvincular a imagem da palavra, começa a equilibrar (equilibração, segundo Piaget).
O jornal é uma fonte rica para exploração textual, uma vez que nele estão contidos muitos gêneros de textos. O professor deve explorar ao máximo os rótulos de embalagens.
É papel do professor encorajar, estimular a criança no processo de alfabetização, intervindo e mediando a aprendizagem. Tais fatores são primordiais para o sucesso dessa fase da vida da criança.
O professo reforçou na aula a importância da postagem das tarefas solicitadas por ele no Portfólio Eletrônico: diferença entre gêneros e tipos textuais e sugestões de atividades para atingir os objetivos propostos no texto acima referido.
Na segunda parte da aula nos dirigimos ao Laboratório de Informática, para que o professor nos passasse informações sobre a montagem e as configurações dos blogs.
Até mais!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário