sábado, 16 de maio de 2009

GÊNEROS E TIPOS TEXTUAIS: DIFERENÇAS E RELAÇÕES


Pesquisar sobre a diferença entre gêneros e tipos textuais, o que a princípio pareceu bastante simples, acabou na verdade, se constituindo num desafio. Em minhas “andanças” por livros, textos e sites da internet, pude notar posicionamentos diversos e algumas vezes confusos sobre o assunto. Resolvi então, optar por expor no Portfólio o posicionamento que ficou mais esclarecido para mim.
No estudo de Luiz Antônio Marcuschi, intitulado “Gêneros textuais: definição e funcionalidade”, o mesmo faz uma breve conceituação de tipos e gêneros textuais, apontando que:

"a) Usamos a expressão tipo textual para designar uma espécie de construção teórica definida pela natureza lingüística de sua composição {aspectos lexicais, sintáticos, tempos verbais, relações lógicas}.

b) Usamos a expressão gênero textual como uma noção propositalmente vaga para referir os textos materializados que encontramos em nossa vida diária e que apresentam características sócio-comunicativas definidas por conteúdos, propriedades funcionais, estilo e composição característica. Se os tipos textuais são apenas meia dúzia, os gêneros são inúmeros. "


TIPOS TEXTUAIS
Narração
Descrição
Argumentação
Injunção (imposição)
Exposição

GÊNEROS TEXTUAIS
Telefonema
Carta comercial
Carta pessoal
Poema
Cardápio de restaurante
Receita culinária
Bula de remédio
Bilhete
Notícia de jornal
Bilhete
Romance
Edital de concurso
Piada
Carta eletrônica
Formulário de inscrição
Inquérito policial
História em quadrinhos
Entrevista
Biografia
Monografia
Aviso
Conto
Obra teatral

O autor destaca ainda que os gêneros textuais, que fazem parte das nossas intenções comunicativas do cotidiano, estão passíveis de serem modificados de acordo com as mudanças que se dão na sociedade. Além disso, destaca que os gêneros sempre atendem a uma função específica, ou seja, um cardápio de restaurante se destina a informar aos clientes as opções de comida e bebida oferecidas naquele estabelecimento. A partir de um gênero podem surgir outros e um gênero que está no auge hoje, pode vir a cair em desuso amanhã. Já os tipos textuais, pelo que pude entender, são mais estáticos, referindo-se à estrutura lingüística, ao modo como se estrutura a linguagem do texto e não são elaborados a partir das experiências vivenciadas por uma pessoa ou grupo.
Também é válido ressaltar que os gêneros e os tipos textuais estão intrinsecamente relacionados, e não podemos dissociá-los. Por exemplo: a carta pessoal é um gênero textual do tipo narrativo, a monografia é um gênero textual do tipo argumentativo. E há inúmeras outras relações que podemos estabelecer, uma vez que os gêneros textuais são muitos.
Bom, espero que essa postagem possa trazer contribuições aos interessados pelo assunto.

3 comentários:

  1. Conseguir diferenciar esses conceitos também estava sendo um desafio pra mim. Mas agora, está tudo mais claro. Quem postou este texto, conseguiu tranformar a diferenciação em uma coisa simples.
    Muito obrigada pela ajuda!

    ResponderExcluir
  2. Realmente esse foi o melhor texto que achei na internet para explicar o que são tipos e gêneros textuais. Parabéns ótimo post.

    ResponderExcluir
  3. Perfeito!! Explicado de foma objetiva e bem fundamentada. Parabéns!!

    ResponderExcluir