Tais atividades são simples, de fácil aplicação e execução e podem ser realizadas com turmas, tanto da Educação Infantil (crianças de 4 a 5 anos) quanto do Ensino Fundamental (turmas de 1º e 2º ano, crianças de 6 a 8 anos).
- Atividade 1: Construir coletivamente listas de palavras, explorando diferentes campos semânticos. Por exemplo: lista de funcionários da escola, lista de nomes da turma, lista de objetos escolares - todas devem estar relacionadas ao cotidiano, às vivências das crianças. As listas devem ficar expostas na sala de aula de forma bem visível aos alunos, e dependendo da faixa etária eles também podem registrá-las no caderno.
- Atividade 2: Apresentar aos alunos um texto popular, não muito longo, pode ser parlenda, quadrinha, letra de música, de preferência que eles já conheçam. Expor o texto na sala de aula e colocar também no caderno dos alunos.
DEDO MINDINHO,
SEU VIZINHO,
PAI DE TODOS,
FURA BOLO,
MATA PIOLHO.
Objetivos dessa atividade: - desenvolver a compreensão na leitura; - desenvolver a memorização; - estimular a pronúncia clara dos sons.
- Atividade 3: Na roda de leitura ler para os alunos a história "Os três porquinhos", na sua versão mais clássica. Em outras ocasiões levar versões diferentes dessa mesma história, como "Os três lobinhos e o porco mau", de Eugene Trivizas e " O diário do lobo: A verdadeira história dos três porquinhos!", de Jon Scieszka (à respeito, engraçadíssimos os dois). Após a leitura e discussão das histórias com os alunos, registrar coletivamente cada versão num blocão, a partir do entendimento dos alunos de cada história, uma espécie de recontagem. Pode-se também pedir que os alunos façam desenhos de cada uma das histórias e, ainda, elaborar coletivamente uma nova versão para a história, diferente de todas as outras, registrando-a e explorando a criatividade dos alunos.
Espero que essas atividades possam contribuir com a prática de muitos professores e com a formação de futuros educadores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário