domingo, 3 de maio de 2009

REFLEXÕES DA 3ª AULA (28/04/2009)

Na aula do dia 28/04 ( terça-feira) discutimos o texto: Processos iniciais de leitura e escrita, de Rosineide Magalhães de Sousa. O texto trata de temas relevantes referentes ao processo de aquisição da leitura e da escrita. A leitura do mesmo é leve e rápida e sua linguagem é bastante objetiva. Traz exemplos de situações práticas vivenciadas por professores alfabetizadores em suas práticas de ensino. Alerta aos professores para a grande importância da utilização de materiais que fazem parte da realidade dos alunos na alfabetização, como rótulos de produtos, jornais, revistas, encartes de supermercados, folhetos, entre outros, que foram levados para a aula por alguns alunos e pelo professor, tornando a exemplificação mais concreta.
Na discussão podemos chegar a algumas conclusões, tais como:
  • a criança chega à escola trazendo consigo uma série de contatos linguísticos;
  • na fase inicial da alfabetização, a criança "trabalha" com os processos de hipótese;
  • a preparação da criança desde a Educação infantil, no que concerne à familiarização com os processos de leitura e escrita é muito importante e é uma visão que permeia o ambiente escolar desde a década de 1980;
  • é de grande relevância para o processo de alfabetização a criação de situações que levem à produção coletiva de textos em sala de aula;
  • o professor deve trabalhar inicialmente com os alunos como se dá a sequência de leitura, ou seja, da esquerda para a direita, mostrando que o dedo vai mudando de posição à medida que muda o som. Essa é uma noção de grande importância a ser adquirida pelos alunos;
  • identificar o nível de escrita em que a criança se encontra é importante para a proposição de atividades que atendam às necessidades dos diferentes níveis de escrita.
  • cada gênero textual atende a uma finalidade e ao ler cada texto para os alunos explicitar o gênero e a que o mesmo se propõe.
Após concluirmos a discussão do texto, o professor solicitou que em grupo elaborássemos propostas de atividades que atendessem aos objetivos expostos na página 11 do texto. Objetivos esses a serem alcançados com a leitura de diversos gêneros textuais para os alunos. Transcrevendo tais objetivos:
  • desenvolver habilidades linguísticas e cognitivas;
  • desenvolver a compreensão na leitura;
  • desenvolver a interpretação;
  • desenvolver a memorização;
  • comparar textos novos com textos já conhecidos;
  • perceber os sons da língua;
  • distinguir a pronúncia de alguns sons da língua, tais como: t/d, f/v, p/b, q/g que são muito parecidos;
  • estimular a pronúncia clara dos sons;
  • reconhecer a ortografia das palavras.
Em grupo propusemos as seguintes atividades:

  1. Produção de texto coletivo num blocão após alguma atividade significativa realizada, vivenciada pelos alunos;
  2. Trabalhar com receitas culinárias, destacando e explorando os ingredientes, as quantidades, as texturas dos alimentos, os cheiros e os sabores;
  3. Cruzadinhas com banco de palavras para os alunos consultarem e refletirem sobre a escrita das mesmas;
  4. Contar uma história, pedir que as crianças façam um desenho a partir da mesma e escrever ao lado do desenho o que foi desenhado (o professor escreve na presença da criança);
  5. Roda de conversa, explorando uma novidade levada pelo aluno;
  6. Construir com rótulos de embalagens levados pelos alunos, quebra-cabeça e jogo da memória.
Essa aula foi bastante proveitosa e trouxe contribuições significativas a quem já atua ou pretende atuar com turmas que vivenciam o processo de alfabetização.





Um comentário:

  1. Krisna, suas reflexões estão muito interessantes. Siga nesta direção: descrevendo as atividades e comentando-as! Em relação às atividades, foi solicitado que se fizesse uma descrição detalhada de como elas serão desenvolvidas, a justificativa para o alcance do objetivo e a idade a qual se direciona. Da forma como está, ficou muito genérico. Procure colocar de forma detalhada... Se quiser, pode fazer uma pesquisa nos blogs de outros colegas, observando os comentários que já fiz...

    Bom trabalho.
    Ivan

    ResponderExcluir