domingo, 26 de julho de 2009

AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO PORTFÓLIO ELETRÔNICO


Tendo em vista a vivência de uma avaliação formativa e a concretização da mesma através da construção de um Portfólio Eletrônico, toda essa inovação à princípio assustou bastante, me fazendo acreditar, até mesmo, que não fosse capaz de atingir tudo o que nos foi proposto incialmente pelo professor Ivan, porém o que era receio e dúvida transformou-se em expectativas e em novas aprendizagens, que com os meus fazeres foram se intensificando e se aperfeiçoando. Hoje, com o blog praticamente concluído posso afirmar que todo a minha avaliação desse período se deu de maneira ininterrupta, e que através do blog pude demonstrar meus avanços , evidenciar minhas aprendizagens e minha participação ativa nesse processo de avaliação formativa. Quanto ao cumprimento dos descritores, que refletem se atingimos ou não os propósitos, tanto gerais quanto específicos, acredito que em alguns pontos tenha deixado um pouco a desejar, mas que, de maneira geral, e observando os resultados de uma primeira experiência, eles foram bastante positivos e satisfatórios.
O blog me causou certa inquietação, estive sempre à procura de conheciementos que estivessem atrelados à ele, seja em outras disciplinas da faculdade, em conhecimentos que eu já possuía, na minha prática de sala de aula e no manuseio das ferramentas da informática.
De uma coisa eu tenho certeza: o meu comprometimento com a disciplina. Acho que nunca fui tão "devota" de uma disciplina da faculdade quanto estou sendo a essa (e olha que já estou praticamente concluindo o curso). Não faltei a nenhuma aula, procurei ler praticamente todos os textos, fazer anotações (e como anotei, meu caderno da faculdade nunca foi tão usado), me concentrei bastante nas aulas e nas discussões acerca dos temas propostos.
Confesso que no final abateu-se sobre mim um certo cansaço, em virtude do final do período, atrasei algumas postagens, mas procurei manter a qualidade das mesmas e até intensificá-las, de acordo com as dicas do professor Ivan na primeira socialização dos blogs. Nessa segunda fase estabeleci em minhas postagens muito mais relações com a prática que vivencio.
Quanto à minha prática de sala de aula, acredito que tenha sido fortalecida pelos conhecimentos teóricos e práticos adquiridos com a disciplina. Sempre procurei estabelecer as relações necessárias para fazer esse aproveitamento. Compreendi ainda melhor que a Educação Infantil não é uma fase preparatória da vida da criança, ela é uma fase que deve constitur-se em si mesma, com caracteríticas peculiares a essa etapa do desenvolvimento humano. A leitura e a escrita como práticas sociais devem ser uma realidade para as crianças também dessa faixa etária, por que esperar a alfabetização para iniciar esse processo? Com as novas concepções sobre o ensino da língua materna não há mais porque esperar. A caminhada para que as crianças atinjam a leitura e a escrita convencional deve começar ainda na Educação Infantil.
Farei o possível para dar continuidade ao blog, realizando postagens referentes à minha prática de sala de aula, projetos desenvolvidos com minhas turmas e novos conhecimentos teóricos sobre o ensino da Língua Portuguesa. Espero que tenha trazido contribuições positivas aos interessados pelas temáticas abordadas nesse Portfólio Eletrônico.
Um grande abraço a todos!!!

2 comentários:

  1. Krisna, sua avaliação está muito interessante!! Seu desenvolvimento e sua aprendizagem foram plenamente evidenciados. O seu compromisso, sua disciplina e sua preocupação com sua própria trajetória foram definidores dos resultados obtidos. Parabéns!! Além disso, fazer os links com a prática foi muito enriquecedor. Espero, realmente, que esta experiência tenha deixado marcas muito mais positivas do que negativas em sua formação. Espero ver a continuidade do blog!

    ResponderExcluir
  2. Sua ultima entrada no blog ja tem um ano, vc o abandonou?

    ResponderExcluir